HOME | SOTMB | VY.COM.BR


#diáriodeviagem: londres pela QUINTA vez!
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016 at 10:30
1 comments

Será que um dia vou enjoar de ir pra Londres? Como agora estou perto, toda a oportunidade de ir pra capital é bem vinda!

Já é half term de novo, mas dessa vez tive que trabalhar (até o fim da semana eu publico mais sobre isso aqui). Porém, tive meus 2 dias de folga e aproveitei pra ir na casa do Junior, que já havia me convidado várias vezes.

Cheguei na quarta a tarde e encontrei com ele em Canary Wharf, a região mais nova e comercial da cidade. É lá que estão prédios modernos como o do HSBC, é uma região cheia de novas construções também e uma zona comercial incrível.

Deixamos minhas malas na casa dele, que é ali perto (uma das poucas casas antigas que sobreviveram a guerra) e fomos pra Greenwich.


Greenwich é onde passa a linha imaginária que separa o mundo entre ocidente e oriente. Ali tem um parque muito bonito, a Universidade de Greenwich e o museu que conta a história do lugar.

O parque é lindo e o campus da universidade é aberto. Mesmo com o dia nublado e ameaçando chover, tinha bastante gente visitando. Da universidade até o museu é uma subida, mas é uma caminhada ok. E lá de cima dá pra ver a cidade toda <3



Eu não quis entrar no museu pois ele é pago e eu já tinha outros planos pro meu dinheiro, mas do lado de fora tem a marca do meridiano pra gente tirar foto. Como o dia não estava muito bonito, não tinha fila nem nada, mas o Junior disse que no verão aquilo ali faz uma fila bem grande!

Voltamos pra casa meio congelados e esperamos o marido do Junior terminar o trabalho que ele estava fazendo pra sairmos pra jantar. Fomos até o West India Quay comer um hamburguer muito gostoso no pub Whetherspoons. E o melhor, eles pagaram o meu lanche! Hehehe...

No dia seguinte eu estava por conta. Sai de casa na hora do almoço e fui pro Towergate Station pra razão dessa viagem: visitar, finalmente, a Torre de Londres!


Claro que antes rolou uma parada estratégica no Starbucks da Tower Bridge <3

A Torre de Londres é um complexo que um dia foi um forte de proteção e entrada oficial da cidade. A monarquia habitou o que é de fato a "torre".


O que me interessava muito nessa visita é que é possível acompanhar um tour com um Yeoman. Os Yeomen Warders são guardas que tomam conta das jóias da rainha. Pra ser um Yeoman, você tem que ter servido as forças armadas e ter atingido um certo ranking, além de ter algumas condecorações e outros treinamentos. Na atualidade, os Yeomen que estão na torre são guias que contam a história do forte.

Eu tinha esse interesse principalmente porque acho mais proveitoso conhecer um lugar com um guia que vai passeando com você e te contando a história de cada pedaço. Os tours guiados da torre com os Yeomen começam na entrada, a cada meia hora, e sempre tem muita gente, claro. Eles tem um uniforme e são muitos bons guias. É uma coisa meio disneyficada, mas não deixa de ter seu valor.


Eles fazem piadinhas, mas acho que isso faz a história, que é meio sanguinária, ficar mais fácil de ser entendida. A gente caminha com o Yeoman até pontos específicos e eles explicam porque cada parte é importante, quando foi construída e o que aconteceu de mais notório em cada canto. A visita é toda por fora, só a parte final, na capela, é interna, mas em dia de sol, como o que peguei, é bem gostoso. Depois dá pra continuar por conta e ver as jóias da coroa, que são impressionantes.

O passeio me custou £ 24,50, que eu entendo que é bem caro mesmo, mas pra mim valeu a pena porque eu queria muito fazer a visita e não me decepcionou.

Ah, tem wifi lá dentro e é bem bom, então mais um ponto positivo, haha!

Além das jóias, dá pra andar pelo muro do forte e entrar nas torres de vigilia. Dá pra entrar na White Tower, que é a torre em si. Lá dentro, além dos aposentos reais, também viviam os servos e eles guardavam de artilharia a comida. Tem tudo isso explicado lá dentro, e a parte mais interessante é que tem "troféus" de guerra também, de lugares bem longe como o extremo oriente!

Depois de lá, liguei pro Junior e nos encontramos no metro pra ir até o Parque Olimpico. O parque fica do extremo leste da cidade e é uma área que foi revitalizada para os jogos, com a construção não só do parque olimpico em si, como de um dos maiores shoppings da Europa, o Westfield Stratford City.


A estação de Stratford é um hub com outros modais, então é uma região bem movimentada. Assim como Canary Wharf, vive um boom de empreendimentos imobiliários. Fomos até perto do estádio e voltamos. O parque que tinha ali está fechado e deve receber algum condomínio enorme, comercial.

Aproveitamos para ir no shopping, que realmente é enorme e lotado, para fazer compras na Primark. Passei na frente da Pandora e só suspirei, ainda não tô monetizada pra comprar nenhum charm... Na Primark, claro, comprei uma camiseta do Harry Potter pra mim e um presentinho pro meu sobrinho que está por vir <3 Se fosse menina, teria estourando o cartão de crédito da minha mãe, porque tinha muita coisa linda! Será que minha cunhada fica muito brava se eu raptar o sobrinho pra traveti-lo? Hehehe...

Voltamos pra casa de ônibus, que é bem mais barato. No horário de pico o metro fica mais caro. Apesar de demorar bem mais, não importa muito pra quem tá a passeio, né? Fora que do ônibus dá pra ver mais da cidade <3

A noite, o marido do Junior fez bacalhau fresco pra gente. É bem gostoso, mas acho que gosto mais de bacalhau seco porque o gosto fica mais forte.


E não esqueçamos do delicioso vinho português <3

Dia seguinte, acordei cedinho e peguei o rumo de volta pra Ringwood... See you soon, London!

Marcadores: , , , , , , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ carol c. [rolê do amor]
@ nicas
@ nati n.
@ line
@ lari
@ lomogracinha
@ fernanda n.
@ paula b.
@ thais h.
@ tany
@ lia f. [verbo ler]
@ maria t.
@ simone pearl
@ anne r. [cat loves vinyl]
@ bruna
@ pamela
@ lecticia
@ gesiane
@ chris m.
@ meire k.
@ carlos & denise

the past



extras

the simple life