HOME | SOTMB | VY.COM.BR


óleo de coco e rotina de cuidados com a pele
terça-feira, 17 de janeiro de 2017 at 10:30
3 comments

Em casa, quando era mais nova, apesar de pais vaidosos com a pele, a gente não tinha essa cultura de comprar produtos pra ficar passando na cara. Também não tinha dinheiro. E por um longo período, jamais achei que seria a pessoa que passa vários produtos na cara para ficar mais bonita.

Mas a gente cresce e aparece. E tudo mudou quando descobri o mundo da maquiagem. Porque esse mundo não é só sobre a maquiagem em si, é sobre todo o mundo da pele perfeita. De como lavar e hidratar e tratar a pele de uma forma geral. Tudo o que você faz, seja comendo, bebendo ou passando na cara influencia na aparência da sua pele.

Pesquisando sobre produtos japoneses quando estava pra viajar, descobri que os orientais faziam o double cleansing, que é retirar a maquiagem com um produto e depois lavar o rosto com outro. Ou eu descobri como as vezes eu sou japonesa sem saber, porque eu nunca consegui só passar um lencinho demaquilante e ir dormir. Na época da faculdade inclusive eu chegava bebassa do open bar, tirava a maquiagem, tomava um banho completo antes de ir pra cama! E aqui eu mostrei o que trouxe de lá (não foi só isso, mas foi uma revelação descobrir esses óleos demaquilantes que dissolvem na água!).

Mas meus óleos estão acabando =( *música trágica* Porém, em tempo, descobri o hype do óleo de coco. Aparentemente o óleo de coco pode fazer de tudo emais um pouco. Dá pra usar por fora e por dentro do corpo. Mas vamos focar no bem que ele pode fazer na pele.


Como eu já conhecia a máxima de que "semelhante dissolve semelhante" e que os óleos do demaquilante é que dissolvem a maquiagem, nem duvidei quando li sobre as vantagens de usar o óleo de coco para remover maquiagem e limpar o rosto. Também li sobre como ele é um ótimo limpante em si (até demais, alguns dizem) e ajuda na hidratação. Realmente, tem algo que o óleo de coco não faça? Talvez a única coisa não muito boa que ouço sobre ele é que realmente, um potinho não é nada barato. Porém, pode durar bastante.

Resolvi testar como demaquilante depois que achei um pote dando mole na casa da minha mãe. Ela também ouviu falar das propriedades miraculosas do óleo de coco e comprou pra testar. Exceto que ela acabou nunca usando. Melhor pra mim!

Não é sempre que uso primer, mas uso várias bases liquidas, blush bem pigmentado e delineador e principalmente, rimel a prova d'água. Desses mesmo da Maybelline. Que só sai com demaquilante muito bom (ou o Creme de Corps da Khiel's).

O óleo de coco se liquefaz a temperaturas altas, tipo uns 25 graus celsius, então aqui no sudeste é comum acha-lo no pote esbranquiçado, parecendo uma geléia (tipo vaselina). Eu uso o meu pote de termometro. Começou a ficar liquido, sei que tá fazendo um calor da porra. Mas quando ele está geleioso não tem problema, em contato com o calor do nosso corpo ele derrete fácil.

No começo achava a textura do óleo de coco muito grossa, mas com o tempo acostuma. Ele passa bem na pele e forma uma camada mais espessa do que qualquer óleo que eu já tenha passado. É mais espessa do que o da geléia da Biore. Mas você espalha bem (na pele seca) e faz a massagem e até se perde porque é bem gostoso ficar passando a mão na cara com o óleo, haha! Ele não fica escorrendo, então não dá nenhum nervoso de passar demais ou de menos por disperdício ou algo parecido.

Acho que os óleos propriamente demaquilantes tiram o rimel a prova d'água mais facilmente, mas não é que eu precise esfregar muito mais. Como óleo de coco sai tão bem quanto, só exige uma nova forma de passar o produto.

Li que para retirar todo o produto da pele é recomendado usar água morna. Mas não a água morna que você aguenta no banho. Uma morna bem quente. BEM quente. Então é mais fácil tentar esse método de retirar o produto na pia do banheiro, com um algodão ou uma toalha que você possa lavar depois. Tentei esse método e realmente foi o que retirou TODO o óleo de coco da pele rapidamente.

O que eu faço é lavar o rosto como sempre no banho. Passo o óleo com a pele seca, faço a massagem, perco a hora, sinto a maquiagem ir derretendo e enxáguo com a água do banho morninha aturável mesmo. O óleo sai todo da pele? NÃO, eu sinto a água batendo no óleo sem penetrar, mas sinto ele escorrer aos pouqunhos. Tomo meu banho normal e no fim lavo o rosto com meu sabonete facial escolhido pro dia. Não passo nem mais nem menos do que passaria se não tivesse passado o óleo de coco.

Quando seco o rosto, a sensação é de que há uma película protetora e a texturado meu rosto está mais lisinha. No dia seguinte, num dia de médio para muito calor, meu rosto acorda mais oleoso do que nos outros dias, mas nada que uma lavagem não resolva. E NÃO me causa espinhas!

Já adotei o óleo de coco como demaquilante pra vida, isso é certo. Os outros óleos que tenho são ótimos, mas não moro no Japão nem viajo pra lá sempre pra reestoca-los, então o óleo de coco é um substituto bem a altura. Por enquanto uso uma vez por semana (também estou diminuindo o uso de base durante a semana), mas acho que logo vou começar a usar 2x (no fim da semana já dá pra sentir que tá "perdendo o efeito") e acho que é uma boa frequência pra minha pele. Tem quem use até mais vezes, mas vai de cada um. Um potinho dura bastante porque não é necessário muito para lavar o rosto todo, ele vai se espalhando com facilidade e se você passa demais você sente que exagerou, que o excesso não vai servir de nada, sabe?

Acho muito legal quando consigo achar que um produto totalmente natural realmente cumpra o papel de outro todo industraliazado e eu realmente sinta que posso substituir um pelo outro sem prejuizo de qualidade de vida <3 Alguém mais usa?

Marcadores: , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ carol c. [rolê do amor]
@ nicas
@ nati n.
@ line
@ lari
@ lomogracinha
@ fernanda n.
@ paula b.
@ thais h.
@ tany
@ lia f. [verbo ler]
@ maria t.
@ simone pearl
@ anne r. [cat loves vinyl]
@ bruna
@ pamela
@ lecticia
@ gesiane
@ chris m.
@ meire k.
@ carlos & denise

the past



extras

the simple life