home | sotmb | vy.com.br


sábado, 10 de outubro de 2020 at 00:35
0 comments
um ar condicionado para chamar de meu

É notório e bem sabido que eu não nasci pro calor. Toda vez que faz calor, eu reclamo. E sendo residente desse país tropical ABANDONADO por Deus, isso não se limita ao verão. Com as alterações climáticas no mundo, é a norma o brasileiro passar calor em qualquer época do ano. O calor não respeita estação do ano.

Desde que os ares portateis foram lançados, eu fiquei de olho. O apartamento da minha mãe fica virado pro sol o dia inteiro, e tem um quarto que tem 2 paredes externas: "receita" pra boca do inferno! Nos últimos anos, um ar-condicionado tem se feito cada vez mais necessário, só que o prédio é antigo e não tem pré-instalação de ar, nem daquele de janela (o famoso buraco na párede).

Eu protelei comprar um porque não é algo barato, e porque no fim das contas, eu nunca passava o verão inteiro aqui na roça. Minha casa em SP é bem mais fresca. Só que esse ano não dá, de quarentena em casa o tempo todo, com esse clima doido por causa de devastação de florestas, a gente tá MORRENDO de calor em casa. Então fui pesquisar um pouco, pedir umas indicações, e venho com as minhas conclusões. Pode ajudar alguém, né?

Uma coisa muito importante que aprendi é ver a "potência" do ar. Nem todo o ar gela igual, nem todo ar alcança os mesmos espaços. Você tem que saber o tamanho do lugar onde vai ficar o ar condicionado pra ver quantos BTUs precisa ter o seu (tanto para o portátil, quanto para os de parede).

A diferença dos tipos de ar condicionado são basicamente essas:
  • Portátil: não precisa quebrar nada, instalação simples, liga na hora que chega em casa;
  • De janela: quem é mais velho deve lembrar do buraco quadrado na parede que os comodos tinham que ter pra instalar o ar. Se a casa já tinha o buraco, era só encaixar e ligar. Senão tinha que quebrar a parede;
  • Split/Inverter: é o mais comum hoje em dia, aquele que tem 2 partes: o ar que fica no comodo, e a condensadora, que fica pra fora da casa, que joga o ar quente e que "pinga". A instalação desse é mais complexa, tem que conectar o ar a condensadora, pode precisar quebrar parede. Alguns imóveis já vem com pré instalação, que é o buraco e o tubo para passar a instalação;
Além dessas diferenças, tem também o preço: o portátil é bem mais caro, mas para os outros você também precisa calcular o valor da instalação. A gente chegou a procurar quanto fica para instalar um split no apartamento, e fica em torno dos 400-500 golpes, fora o transtorno se você precisar quebrar parede pra passar os canos. Ainda assim é mais barato. Outras diferenças: o portátil gasta mais energia e gela menos, porque não consegue renovar todo o ar do comodo.

Mas como enfiar alguém em casa pra quebrar parede (e fazer uma mini reforma) no meio da pandemia está fora de cogitação, só me restou a opção do portátil mesmo.

Ar Condicionado Portátil Consul 12000 Btus - C1A12AB
Esse é o modelo que eu queria comprar. 12000 BTUs é mais do que suficiente pro meu quarto e eu já conhecia porque minha melhor amiga tem um desse. É um dos mais baratos, e de uma marca confiável. Também tem um tamanho ótimo, é estreito. Não achei que fazia um barulho fora do aceitável (que é algo que muita gente reclama, já que o "motor" do ar portátil fica dentro do quarto...). Só que pesquisar ar condicionado no pico do calor, quando a produção de tudo nesse país sofreu uma queda por causa da quarentena, é uma missão impossível. Óbvio que as opções mais baratas estão esgotadas T.T

Mas para quem está pesquisando e não vai comprar agora, fica de olho nesse (se você não está procurando a opção absolutamente mais silenciosa).

Ar Condicionado Portátil Olimpia Splendid Dolceclima Silent 12.000 BTUs
Quando pedi indicações, esse foi o campeão de elogios! Se alguém falar do ar Piu, é esse aqui. Considerado o mais silencioso, mas não se iluda: ele ainda faz algum barulho sim. É também o mais caro (acabei de olhar para escrever aqui e ele tá mais caro ainda! achei por até 3.500 golpes há 1 semana e agora já tá milão mais caro!!!).

Uma das minhas amiga tem há uns anos e foi a que mais falou bem, mas ele é também o mais pesado (todos são, na base dos 30kgs, que é uma mala de viagem grande bem cheia). Procure saber se o modelo que você está pesquisando tem rodinhas (acho que a maioria tem), porque se você quiser mover de um comodo ao outro, vai precisar! É um dos que mais tem resenhas bem feitas no YouTube.

Ah, esse também tem função de esquentar, para quem mora em lugar que faz inverno rigoroso ou é friorento, pode ser uma boa.

Ar Condicionado Philco Portátil 11000Btus PAC11000QF2
Esse eu vi algumas vezes pelo YouTube e a Carol recomendou porque tem um igual. Ele é 5 em 1, então também tem função de esquentar, além de resfriar e ventilar. Uma das grandes vantagens é que ele não acumula água (tem um modelo bem mais barato da Philco que é quase igual, mas você tem que tirar a água que acumula dentro dele de tempos em tempos) porque tem uma tecnologia que faz ela evaporar.

O preço dele é intermediário e dá pra comprar direto do site da Philco com frete grátis (para Sul e Sudeste - é uma bela ajuda já que o frete de ar portátil pode chegar a uns 80 golpes!). Nas resenhas que vi, falavam que o barulho era ok - não é o mais silencioso, mas também não é barulhento. É um pouco menos potente, o que pode afetar se o comodo que você quer deixar ele for no limite da capacidade, mas para um quarto de um apartamento médio, deve ser suficiente.

No fim, como não achei o da Consul para vender em nenhum lugar (que tivesse a voltagem necessária) que entregasse na roça, acabei comprando esse da Philco. Chegou no meu aniversário e a caixa é ENORME! Como dito, o ar é meio pesado, então o entregador teve que trazer no apartamento, mas se você tiver ajuda, dá tranquilo pra carregar. A caixa "sai por cima", então você não vai precisar levantar o aparelho, só tirar da caixa e empurrar com as rodinhas. Eu já tinha visto uns vídeos da instalação, então achei relativamente fácil. A parte chata fica na regulagem da régua onde o tubo encaixa. Acho que eu quase nenhuma janela ela vai vedar direito (de nenhum modelo), e vi pessoas vedando com fita crepe. Por "sorte" minha mãe tinha uns espaguetes de piscina dando sopa em casa, então cortei e coloquei um de cada lado e ficou bom, mas fica bem cheguei lá da rua, e se seu condomínio for do tipo chatão, acho que a fita crepe é uma solução melhor. Ele também é do tipo que ocupa espaço (acho que esses mais estreitos são melhores se você não tem muito espaço no comodo), além daquele que você tem que calcular pra dar entre a parede e por causa do tubo de ventilação. Já tinham me falado que a portabilidade dele também depende muito da sua paciência: é um trambolhinho pra ficar rolando pela casa, e é chato ficar encaixando a régua no lugar. Analise bem o seu espaço se a sua idéia é levar do escritório pro quarto, por exemplo. Se você tiver que ficar tirando coisa do meio do caminho, vai desistir e se frustar rapidinho. Mesmo se você comprar régua extra, encaixar e desencaixar não é tão fácil (tem, que dar um "click" no encaixe).

Eu testei um pouco quando chegou, mas ainda não fez calor o suficiente pra ver se vai conseguir gelar bem o quarto. Achei o barulho bem oh, não é um barulho chato ou metálico, era o que eu imaginava. Ele tem função automática que desliga quando atinge a temperatura desejada, então não sei se isso ajuda para quem quer menos barulho possível (eu acho que vou dormir sem nenhum problema, mas eu moro em uma parte movimentada da cidade e acordo tarde, então pode ser que eu esteja muito mais acostumada com barulho do que outras pessoas).

Só sei que tô mega feliz com essa aquisição, mas não quero que faça calor ainda tão cedo, haha! Porém tenho certeza que vai me ajudar bastante, com o calor que estava fazendo antes nem o ventilador mais potente estava dando conta, o quarto fica um forno o dia e a noite inteiros e eu não conseguia dormir e quando dormia, de cansaço, dormia mal e pouco (teve dia que dormi na sala com o sol raiando e acordei umas 11h de tanto calor, não tinha lugar na casa que eu conseguisse ficar de boas).

Marcadores: , , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour