home | sotmb | vy.com.br


sexta-feira, 5 de julho de 2013 at 11:41
0 comments
please look after mom


"Please look after mom" é um premiado livro sul coreano sobre como uma familia lida com o fato da mãe estar perdida em Seul. Ao longo da história, cada membro se lembra de passagens de suas vidas e como a mãe se encaixa em cada uma delas, de repente se dando conta de que a mãe que tanto menosprezaram é uma estranha para eles.

Eu resolvi comprar esse livro quando passei na livraria e vi a versão em português dele na promoção, "Por favor, cuide da mamãe". Comprei em inglês pois achei que a tradução não seria direto do coreano e sim da versão americana. E estava certa.

Sempre acho que os asiaticos tem uma maneira poética de se expressar, sempre comparando a vida com aspectos muito delicados da natureza. Com um titulo desse, tinha certeza que seria um livro muito triste, mas do qual eu gostaria muito.

Não errei. Talvez eu esteja mais propensa a me identificar com os asiáticos, as histórias invevitavelmente se parecem em algum ponto e aquelas passagens do livro em muitas vezes se pareciam com a vida de algum parente ou da minha própria família. Mas o maior apelo mesmo é que todo mundo tem mãe. E a gente acha que a nossa mãe é nossa mãe e muitas vezes se recusa a pensar em outras facetas dessa pessoa.

O fato de a mãe da história ter sido sempre a mãe e nada mais para a sua família é o que faz desenrolar o enredo. Com a falta dela, cada membro, 04 filhos e o marido, revisita sua relação com a mãe e como suas vidas foram afetadas por cada coisa que ela fez por eles. E como eles nunca deram o devido valor aos seus sacrificios e o amor imenso que ela tinha por cada um, ao seu jeito.

Confesso que o primeiro capitulo é mais arrastado, mas depois deslancha de você não querer parar de ler! Cada parte é da perspectiva de um membro, e o livro se fecha da perspectiva do primeiro personagem apresentado.

Acho que todo mundo deveria ler esse livro pra refletir sobre o relacionamento que tem com as pessoas ao seu redor, não só com a sua mãe. O quão bem você conhece cada pessoa que diz amar? Não deixe pra amar amanhã, ame hoje, de verdade. As pessoas podem ser ainda mais interessantes do que você imagina.

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour