home | sotmb | vy.com.br


segunda-feira, 11 de agosto de 2014 at 10:30
0 comments
a lógica do banho

Todo mundo tem um costume que é da casa de cada um. Com faz a cama, quem faz as tarefas domésticas, como dobra a roupas, uma infinidades de idiossincrasias úicas de cada família. Mas também tem aquelas coisas que fazem parte de uma cultura, como o banho.

Pra mim banho é sagrado. Ainda bem que nasci numa cultura que preza o banho diário. Ou até mais que isso! Não consigo ir pra cama suja, mesmo morrendo de sono, vou lá e tomo banho antes de deitar na minha caminha limpinha.

Em casa a gente sempre tomou banho a noite, antes de dormir. Quando criança sempre estudei de tde, então fazia sentido tomar banho depois de chegar da escola. Meuirmão vinha parecendo um caminhão de areia! Impossível não querer tomar banho ao chegar em casa daquele jeito...

Quando cresci reparei que cada família tinha um hábito de banho, e me espantava que em algumas casas as pessoas fossem pra cama sem banho! Achava muito estranho sujar a cama com o suor do dia todo e tomar banho só de manhã... Pra sair de casa.

Com o tempo descobri que essa coisa de banho a noite é coisa de asiático. O que faz muito sentido então na minha vida, certo? Mas o mais incrível é sempre descobrir os porquês.

Asiáticos principalmente japooneses, considerar o exterior sujo e o interior de casa, limpo. Deixam os sapatos na soleira da porta para não caregarem a sujeira para dentro. Ao chegar da rua, carregamos as impurezas do exterior, e se queremos ficar em casa e dormir, temos que nos purificar, nos limpar. Dai o banho a noite, quando chegamos em casa e nÃo vamos mais sair, não vamos mais nos sujar e vamos ficar no lugar limpo.

Pra mim faz todo o sentido se limpar quando o dia acaba, quando não vamos mais nos sujar. Não entendo essa coisa de tmar banho de manhã, quando vamos sair pra rua. É tipo tomar banho pra ir na academia. Tomar banho pra correr uma maratona. Não faz sentido!

Eu sou grata pela cultura do banho diário, mas pra mim tem que ser a noite. Nojinho de quem dorme sem banho >.<

Marcadores: , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour