home | sotmb | vy.com.br


sexta-feira, 19 de junho de 2015 at 10:30
0 comments
#euli: luxúria (série 7 pecados capitais)

Eu sei que sou suspeita pra resenhar esse livro pois é escrito pelo meu melhor amigo, mas além de uma admiração familiar, eu genuinamente gostei muito desse livro.

No começo de maio, a editora Leya fez uma noite de autógrafos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional com os 2 primeiros livros da sua série sobre os 7 pecados capitais: a Luxúria e a Inveja.

A Luxúria é escrita por Mauricio Horta e contextualiza o papel do sexo nas civilizações até os dias de hoje, mostrando quando e porque a vontade da carne virou algo endemonizado.

Além de ser muito bem escrito  (o Mau sempre escreveu bem e a cada livro a narrativa fica mais gostosa ainda), de passar pela história e racionalizar as leis e regras sociais de cada tempo, o livro é não só sobre pecado, mas sobre como o homem subjuga a mulher com o sexo desde sempre.

Com um estilo bem didático, desde o período neolítico (com o assentamento do homem num lugar só e a invenção de ferramentas de trabalho), o livro mostra como o casamento e o sexo eram moedas de troca de poder, e não de demonstração de amor. O casamento romântico é uma conquista recente adquirida com estabilidade econômica, política e social.

Mas antes disso a filosofia e a religião relegaram a mulher a uma posição inferior e de ameaça da civilização. Ora por uma suposta inferioridade intelectual, ora pelo mito de Adão e Eva (Adão vem de Deus, enquanto Eva vem do homem  - a costela - e não pode ser boa por que não vem de Deus).
Após a segunda guerra o mundo vive tempos de prosperidade que possibilita que as famílias possam dedicar suas finanças a educação de todos os seus filhos, tanto homem quanto mulher. Com isso a mulher reivindica o poder ao seu próprio corpo.

O livro não é sobre desigualdade de gêneros, embora essa seja a história do sexo e da civilização como a conhecemos, então ele não se aprofunda no movimento feminista, porém ele expõe como chegamos ao machismo de hoje em dia. São milhares de anos de gaslighting, de mitos que subjugaram a mulher, sempre enforçado por homens.

Acho que o livro serve tanto para quem quer entender o sexo e sua influência através dos tempos como para quem quer entender como o machismo foi instalado na nossa civilização.

Marcadores: , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour