home | sotmb | vy.com.br


sexta-feira, 12 de agosto de 2016 at 10:30
3 comments
#beda: turista, viajante, cidadão do mundo, intercambista

Muita gente acha que quem trabalha com turismo viaja um monte. Mentira! Pra que a atividade continue funcionando, a gente rala muito enquanto o resto do mundo viaja!

Mas claro que a gente sempre arranja tempo pra sair por esse mundão, porque, afinal, a gente cai nessa história muito porque a gente ama mesmo tudo sobre viagens! Acho que não conheço ninguém que trabalhe na área e não faça pelo menos uma viagem grande a cada 2 anos (do próprio bolso).

Na faculdade a gente aprende sobre o impacto do turismo na sociedade e o comportamento do visitante. Isso é útil pra gente quando atende esse tipo de gente na VIDA.

A maior parte das pessoas é turista. Vai visitar um lugar a passeio, quer fazer uma coisa diferente, mas no fim quer é retornar pra casa, pro conforto do lar, pro conhecido. Esse é o tipo de pessoa que preenche lista. Lista de monumentos, lista de restaurantes, lista de lugares, lista de compras. Não se importa com a cultura local, nem com os habitantes. Não absorve nada de novo e relevante e ainda perturba o equilíbrio local.


O viajante se maravilha com o diferente, gosta de explorar, mas não tem endereço fixo. Esse aproveita a vida, se deixa moldar pela vida, mas está sempre mudando. O impacto que causa é mais positivo, mas é mais leve e não permanente.


O cidadão do mundo toma o mundo como seu. Busca o que tem de melhor em cada lugar, em cada pessoa e leva a mudança pra onde vai. Não está satisfeito de estar em um só lugar, mas toma o tempo pra se aprofundar na vida local. É ele que se molda ao ambiente.


E o intercambista... Gosta de aprender sobre o mundo, sobre as culturas. O mundo é um grande estudo. Como diz o nome, está sempre em troca. Dá um pouco de si e leva um pouco dos outros.


Eu acho que eu sou mais intercambista. Gosto de conhecer coisas novas, mas tenho orgulho do que sou. Tenho fome de mundo.



Este post faz parte do BEDA - blog everyday august. Se quiser conhecer mais gente que está  se aventurando nesta loucura ou precisar de um grupo de apoio pra continuar firme e forte na ~blogueragi~ clica no banner!

Marcadores: , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour