home | sotmb | vy.com.br


quarta-feira, 12 de abril de 2017 at 10:30
1 comments
demissexual e intj

Eu sempre interessei por psicologia e hoje em dia não entendo porque não fui estudar isso na faculdade. Além de estudar literalmente atrás do Instituto de Psicologia da USP, o mais perto que cheguei da área foi fazer uma matéria introdutória em psicologia no intercâmbio da faculdade.

Obviamente que meu conhecimento sobre o assunto é limitado, mas acho muito interessante e nunca canso de me surpreender com as leituras que acho por ai.

Acho que existe um fundo de verdade quando se diz que quem estuda psicologia está procurando se entender. Talvez no início não seja tanto, mas a medida que você lê, começa a identificar as coisas na sua vida e se identificar com outras. É libertador!

O livro que mudou a minha vida, O poder dos quietos, me fez descobrir a introversão e a partir daí o teste das 16 personalidades. Além da introversão, existem outras 3 características que explicam muito sobre o comportamento de uma pessoa. Não vou me aprofundar porque não quero falar bobagem, mas você pode fazer um teste aqui que dá um resultado bem explicado.

Eu fiz esse teste algumas vezes e o resultado pode variar de acordo com o momento que você está passando na vida.as da última vez que eu fiz, o meu resultado deu INTJ (A). Em resumo, o "arquiteto" das personalidades é um tipo raro (aproximadamente só 2% da população se acha nessa descrição) e é um tipo ainda mais raro entre as mulheres (menos de 1%) porque é um tipo muito racional, que busca uma resposta objetiva para tudo, e que tenta organizar o mundo a sua volta com muitos planos calculados. E porque o lado racional é muito desenvolvido, o lado emocional é bastante negligenciado. O "arquiteto" tem dificuldade de lidar com elementos que não podem ser previstos e por isso tendem a não se dar bem em relacionamentos, já que pessoas e seus sentimentos são aleatórios e imprevisíveis. E por não entenderem essa imprevisibilidade, tem dificuldade de lidar com os próprios sentimentos e tendem a se fechar. Uma vez conversando com meu melhor amigo ele disse que meu maior problema é que eu era o melhor mecanismo de auto defesa que ele conhecia, um forte impenetrável. Nem tinha o que discutir, eu sabia disso sem nenhuma explicação acadêmica.

Como se eu já não dificultasse minha vida o suficiente, numa news da menina Nambara, descobri sobre a demissexualidade. A grosso modo, é quando a pessoa só consegue sentir atração sexual depois de formar uma conexão emocional (ainda que unilateral) com a outra. Aquele papo de "não consigo transar sem ter um algo a mais" não é uma desculpa! Na news ainda tinha um link para um teste para ver se você é demissexual, e na verdade eu fiz mais pra ver em que lado do espectro da sexualidade eu caia do que pra saber se eu me identificava mesmo com isso. Na comparação eu na verdade nem achava que fosse muito demissexual, mas para minha surpresa meu resultado deu muito próximo do da minha amiga.

Sobre a demissexualidade ainda estou em dúvidas, mas que certamente o sexo é infinitamente melhor quando eu tô curtindo o cara, isso é verdade. E minhas amigas sabem o quão chata eu sou pra achar um cara bonito, e ainda assim a maioria eu só acho bonito mesmo, não rola a maior vontade de dar pra qualquer um. Como eu falei lá pra cima, tenho uma dificuldade em confiar nas pessoas, o que me faz recear qualquer um desconhecido e por isso eu não consigo ficar pensando que eu simplesmente confiaria minha vida assim a qualquer um (verdade que ai também tem uma pitada enorme de cultura de estupro e machismo que eu temo mais que a morte), até porque eu sei que pode chegar na hora de conhecer a pessoa e o santo simplesmente não bater! Não importa se a pessoa é bonita ou não.

Talvez eu precise de uma terapia, ou só precise encontrar alguém muito compreensível, se eu quiser namorar. Inclusive, tema pra um próximo post, hehe

It's #beda time!!! Blog Every Day in April é uma proposta de blogagem pra agitar a blogosfera, onde a gente se propõe a tentar publicar pelo menos um post por dia o mês de abril inteiro. Se quiser saber mais, se juntar a galera ou só descobrir um monte de blog legal novo, clica no banner acima ;)

Marcadores: , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour