home | sotmb | vy.com.br


sexta-feira, 21 de julho de 2017 at 10:30
1 comments
#euvi: kedi - gatos

Quando eu era criança minha mãe não nos deixava ter bicho de estimação e a gente tinha que se contentar com os dos parentes que a gente visitava. Minha vó sempre teve vários animais de estimação, e uma época ela teve muitos gatos. Sempre gostei muito deles. Ao contrário dos cachorros, os gatos não latiam e não pulavam em cima da gente, além de serem bem menores.

Mas minha vida toda foi um tal de "gato é traiçoeiro", "gato não tem graça como animal de estimação", gato isso de ruim, aquilo de mau...

Com a ascensão das redes sociais, porém, uma nova onda de adoração aos gatos surgiu. É como se voltássemos ao antigo Egito, ilustrando gatos em todos os lugares, mas agora de uma forma virtual e mais viral.

Claro que foi no Twitter que eu vi alguém comentando sobre um documentário sobre gatos, e tratei de comentar logo com o crush, que também curte gato. E, até então, eu não imaginava que ele curtia tanto assim! Quis assistir na hora e então arranjei uma companhia pra curtir meus gostos peculiares <3

"Gatos", ou "Kedi", é um pequeno documentários sobre a cultura dos gatos de rua em Istambul. Crush, muito viajado que é, disse que Istambul é mesmo cheio de gatos (e que tem sua fotinho com gatos de lá, claro).

O documentário segue alguns desses gatos, a maioria com dono, mas que vive perambulando pelas ruas. Em se tratando de uma área portuária, é normal que a cidade tenha muitos gatos, mas Istambul sobe o nível. Eles tratam os gatos como um patrimônio da cidade, e no fim das contas, meio que todo mundo toma conta dos gatos. Os "gatos principais" tem uma história contada e acompanhada, e algumas pessoas tem suas relações com os gatos das ruas mostradas.

O que achei muito legal é que o documentário trata cada animal como um ser tão importante para a sociedade quanto um humano. Mostram várias fêmeas como mulheres fortes que lutam pelos seus filhos e seu território. E mostram a relação de amor que os humanos de Istambul tem com os gatos, uma ode aos felinos.

O filme é curtinho, 90 minutos, e vale bem a pena, o ingresso e o tempo, não só pra quem já ama gatos, mas pra todo mundo entender que gatos são animais amorosos e importantes.

O crush gostou muito e disse que a cinematografia é fantástica e a trilha sonora é ótima ;). Recomendamos!

Marcadores: , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour