home | sotmb | vy.com.br


quarta-feira, 8 de abril de 2020 at 14:00
1 comments
#bedadaquarentena: fazendo agenda

Crianças e adolescentes dos anos 1990 devem lembrar que essa coisa de bujo (bullet journal) parece muito com o que a gente dizia que era fazer agenda. E eu, como boa aborrescente dos anos 1990, fazia muita agenda sim!


Eu comecei a fazer agenda em 1993... E guardei to-das desde então! Eu fiz agenda de 1993 até 2002, depois eu mudei pra essas agendinhas mensais até 2015 e em 2016 quando eu voltei da Inglaterra, sei lá porque, resolvi que eu queria voltar a fazer agenda. Sei lá porque, resolvi que era isso que eu queria fazer e fiz!

Para quem é muito mais xófen e não tá entendendo o que é fazer agenda, eu explico: a gente comprava uma agenda diária para decorar e escrever sobre nossos dias. Não era tanto meu querido diário e mais um relato dos nossos dias. E a gente decorava com recortes de revistas (que tinham diagramações incríveis!) e memórias (como emblagem de bala e chocolate). E essas agendas, vocês me perguntam, onde a gente compava? Na papelaria? Olha, as vezes até sim, porque as marcas de papelaria tinham umas coisas descoladas (vide cadernos Click! com Ana Paula Arósio e Luana Piovani) mas as mais desejadas mesmo eram de marcas de roupa! Sim! A gente comprava agenda em loja de roupa! Eu tive agenda de Marcas tipo Taupy's (quem lembra?), Pakalolo (nossa, velha mesmo, haha!) e MOB (na época, Mó Bettah)! E elas eram CARAS! Era o tipo de coisa que eu pedia de presente de Natal e meu pai ainda ficava bravo de achar inútil (podia comprar uma mais barata que a utilidade era a mesma) e custar muitos dinheiros! Mas eu tive outras agendas mais "tradicionais"(minha mãe foi secretária por muito tempo e sempre ganhava aquelas agendas de capa de "couro") que eu customizava com vários recortes da Capricho, haha!

Mas ai, concomitantemente a minha entrada na faculdade, vieram os blogs e ai eu fui deixando de escrever a mão para escrever digitalmente. E também mudei a forma de escrever, por isso acabei migrando para agendinhas muito menores que eram pra marcar o que eu tinha que fazer e só mencionar as saídas.

Quando essa moda dos bullet journals começou a aparecer, eu sabia que daquele jeito não era pra mim. Porque eu gosto muito de ver o que o pessoal faz, mas eu não tenho nenhum dom artístico. Mas isso também acabou me fazendo nostalgica por aquela época em que eu relatava meus dias (pelo menos os melhores deles, hehe).

Assim como na galera do bujo, a gente acabava largando de fazer agenda lá pelo carnaval =P E só voltava pra relatar os momentos mais mais, haha! Mas eu tinha esquecido como era terapeutico parar de vez em quando pra me focar nessa atividade que não tem nada a ver com a internet, longe do celular. Hoje eu posso ser um pouco mais sofisticada e até gastar aquele monte de adesivo (sério que já cheguei a usar alguns que achei da época da escola!), junto com uns papéis decorativos e fotos impressas do computador mesmo. E quando eu vejo, foi um tempão que gastei pensando em qualquer coisa aleatória que não tem nada a ver com o que tá acontecendo no mundo agora.


Particularmente, eu prefiro agendas que não tem espiral, tipo caderno "costurado" mesmo. Testei a agenda da Moleskine e achei bem legal. Eles tem coleções lindas, como a do "Pequeno Príncipe"e do "Snoopy", mas são só as capas que são decoradas, viu? O miolo é sempre igual. O papel é muito bom, como todo Moleskine. Depois resolvi pegar um fichário pequeno, mas que ainda é grande. A parte ruim é que você se sente meio pressionado a escrever muito, haha! O meu era tamanho B5, mas tem menores. E agora estou usando há 3 anos o tal do Hobonichi (porque eu fui pro Japão e aí dava pra comprar por valores justos direto da fonte). Comecei com o tamanho original, A6, mas achei muito pequeno e agora uso o A5, onde dá pra colar um monte de adesivo, foto, washi tape e o que der vontade, além de sobrar espaço pra escrever, haha!

Obviamente estou longe de ter uma agenda linda e maravilhosa porque nem minha letra cursiva é muito boa, mas no fim do ano é tão legal folhear e ver tudo escrito e decorado!

beda 2020

Marcadores: , , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour