home | sotmb | vy.com.br


quinta-feira, 22 de julho de 2021 at 14:31
2 comments
ROUBADA: Claro loja online

Queria voltar a escrever no blog com textos mais felizes. Mas a sociedade capitalista, ela não deixa.


Quando os celulares começaram a ficar mais acessíveis, minha mãe relutou muito em adota-los. Eu e meu irmão, estudantes ainda, juntávamos nossas moedinhas de estagiários para comprar os modelos mais baratinhos para dar um pra ela. Porque embora minha mãe só vivesse entre a casa e o trabalho, o trabalho dela era num lugar gigante, onde ela vivia zanzando, e nunca estava na sua mesa...

Então, mesmo com o invento do smartphone, ela nunca ligou muito de ter o último modelo. Tinha que funcionar o aplicativo de mensagens no máximo. Minha mãe ainda tem medo de vírus e hacker, e nunca gostou muito de ter outros aplicativos no celular. Instagram ela só tem pra poder ver as contas dos filhos (ela era super adepta de espiar o fotolog, haha). A reclamação dela sempre foi a bateria. Afinal, lá há mais de 15 anos ela só tinha que carregar o aparelho 1x na semana, se muito!

Mas nessa nova era não é mais assim, e pior, as baterias, que novas já duram um só dia, com o tempo, começam a durar menos ainda! O que se torna um problema pra minha mãe, que não se liga muito em ficar olhando a bateria toda a hora e já acha um estorvo ter que carregar todo dia.

Com isso, o último aparelho dela precisava de um upgrade. E eu sou do tipo que acha que se vai comprar um celular novo, já compra o topo de linha (se você tiver dinheiro, claro). Ainda mais Android que para de atualizar logo. Então, eu fiz uma boa pesquisa e resolvi comprar na loja online da Claro. O que é que podia dar errado, não é mesmo?

(Narrador) TUDO ia dar errado.

Antes do celular atual, ela tinha tido uns modelos intermediários de outras marcas. Não eram ruins, mas ela acabava trocando com mais frequência. Então enquanto estávamos no Japão, ela acabou comprando um Galaxy S9, na época do lançamento do Galaxy S10, pra aproveitar a queda de preços (mas não que tenha sido exatamente barato). E já que ela queria atualizar esse celular, eu falei pra trocar logo por um mais atual, sendo o último lançamento o Galaxy S21. E também aproveitei pra procurar uma atualização para o plano de dados. Minha mãe não tem redes sociais, só WhatsApp, e quase não sai de casa, mesmo fora da pandemia. Então eu achei essa promoção de desconto no aparelho com portabilidade para um plano similar ao que ela tinha na VIvo, e de quebra, com compra até 11 de Julho de 2021 (guardem bem esta data) ela teria direito a um "brinde" pela Samsung (um Galaxy Buds Pro). 

Dia 29 de junho eu fiz a compra. Minha mãe tem alerta de uso do cartão, e apitou na hora. Confirmação do pedido no dia 1 de julho. Atualização na loja online. E então a saga começa.

Até o dia 7 de julho não houve mais atualização. Eu liguei na central e disseram que em 48h a nota fiscal eletrônica seria enviada por e-mail. No dia 9 de julho, nada, então liguei lá mais uma vez. E liguei. E liguei. E falei no chat online. E absolutamente ninguém sabia me informar o que estava acontecendo. Depois de muita insistência, disseram que houve erro no sistema. E EU COM ISSO? Aliás, só me informaram porque eu INSISTI MUITO. Foram inúmeras ligações e outros contatos. Pra ficarem MENTINDO sobre o que estava acontecendo internamente. E o pior? PASSARAM A ME INFORMAR NÚMEROS DE PROTOCOLO ERRADOS em cada ligação. Eu sei porque tentei fazer reclamação na ouvidoria (que é outra inutilidade) e não consegui porque os números informados eram MENTIROSOS. Inclusive uma tal de supervisora Amanda me mandou um e-mail com um print prometendo entrega no dia 12 de julho. OUTRA MENTIRA.

Eu perdi meu feriado inteiro brigando com a Claro. E o PROBLEMA não foi resolvido.

Então eu entrei com reclamação na Anatel. Que também não ajudou muito. Porque me passaram um e-mail que não resolveu nada. Mas sabe o que resolveu? XINGAR MUITO NO TWITTER. Sério, eu perdi minha paciência, porque era pra ser uma coisa simples, e no fim eu fiquei mega estressada. Então eu fui expôr a babaquice no twitter. E foi o que começou a dar resultado. MAS SÓ A PARTIR DO DIA 13 DE JULHO, 2 SEMANAS DEPOIS DA COMPRA!!!! 2 semanas de limite sendo tirado do cartão, 2 semanas sem saber se sequer ia ter o produto! E enquanto eu estava cheia de raiva, também abri reclamação no Procon, porque eu não sou obrigada a esperar mais ainda!

Ah, e sabe o que é pior ainda? Como a compra foi feita com portabilidade, COMEÇARAM A LIGAR COBRANDO PORQUE É QUE A PORTABILIDADE NÃO TINHA SIDO FEITA!!! E pra todos que ligaram eu nem deixei terminar a frase antes de cair matando e acusar a Claro de não ter sequer enviado o chip para a portabilidade. E foi só na base de AMEAÇA que eles pararam de encher o saco e o o meu caso foi indo pra frente.

Com toda a reclamação via redes, eu acabei descobrindo outras pessoas que estavam sendo LESADAS e não conseguiam resolver seu problema. Então fica aqui a dica: insista muito, por todos os meios que você tiver, porque senão eles vão ROUBAR O SEU DINHEIRO mesmo.

Ah, e nesse meio tempo teve até um dos atendentes que ligou aqui que falou, NO MEIO DE UMA PANDEMIA DE UM VIRUS QUE PODE MATAR NUM PAÍS GOVERNADO POR UM GENOCIDA, que era pra eu ir até uma loja física pedir o meu produto!!!

Com ajuda das redes, a Claro finalmente se prontificou a dar prioridade para o caso, mas ainda assim, a nota fiscal, que deveria ter a data da compra, só chegou no dia 19 de julho. COM A DATA ERRADA, ÓBVIO. A data era um detalhe muito importante, pois a Samsung exige que a compra tenha sido feita dentro de um prazo específico. Então foi importante guardar toda a documentação para provar a compra dentro do prazo (ainda aguardo finalização da análise).

O produto chegou somente no dia 21 de julho, TRÊS SEMANAS depois da compra em uma loja em território nacional, no estado de São Paulo. E só porque eu insisti muito.

Então, fica o aviso: NÃO COMPREM NA LOJA ONLINE DA CLARO!!! Eles não dão prazo de entrega, e se você não pedir, eles ficam com seu dinheiro e não te mandam o que você comprou!!!

Com a nota em mãos, vi que a empresa que cuida disso chama Allied, e tem várias reclamações no Reclame Aqui. Então, JAMAIS COMPRE QUALQUER COISA DELES! Nem que seja o mais barato que você encontrar. Simplesmente não vale a pena.

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour