Muita gente acha que quem trabalha com turismo viaja um monte. Mentira! Pra que a atividade continue funcionando, a gente rala muito enquanto o resto do mundo viaja!
Mas claro que a gente sempre arranja tempo pra sair por esse mundão, porque, afinal, a gente cai nessa história muito porque a gente ama mesmo tudo sobre viagens! Acho que não conheço ninguém que trabalhe na área e não faça pelo menos uma viagem grande a cada 2 anos (do próprio bolso).
Na faculdade a gente aprende sobre o impacto do turismo na sociedade e o comportamento do visitante. Isso é útil pra gente quando atende esse tipo de gente na VIDA.
A maior parte das pessoas é turista. Vai visitar um lugar a passeio, quer fazer uma coisa diferente, mas no fim quer é retornar pra casa, pro conforto do lar, pro conhecido. Esse é o tipo de pessoa que preenche lista. Lista de monumentos, lista de restaurantes, lista de lugares, lista de compras. Não se importa com a cultura local, nem com os habitantes. Não absorve nada de novo e relevante e ainda perturba o equilíbrio local.
O viajante se maravilha com o diferente, gosta de explorar, mas não tem endereço fixo. Esse aproveita a vida, se deixa moldar pela vida, mas está sempre mudando. O impacto que causa é mais positivo, mas é mais leve e não permanente.
O cidadão do mundo toma o mundo como seu. Busca o que tem de melhor em cada lugar, em cada pessoa e leva a mudança pra onde vai. Não está satisfeito de estar em um só lugar, mas toma o tempo pra se aprofundar na vida local. É ele que se molda ao ambiente.
E o intercambista... Gosta de aprender sobre o mundo, sobre as culturas. O mundo é um grande estudo. Como diz o nome, está sempre em troca. Dá um pouco de si e leva um pouco dos outros.
Eu acho que eu sou mais intercambista. Gosto de conhecer coisas novas, mas tenho orgulho do que sou. Tenho fome de mundo.
|
Este post faz parte do BEDA - blog everyday august. Se quiser conhecer mais gente que está se aventurando nesta loucura ou precisar de um grupo de apoio pra continuar firme e forte na ~blogueragi~ clica no banner! |
Marcadores: #beda, intercâmbio, turismo