Depressão sazonal é real. É quando algumas coisas como ansiedade e depressão são intensificadas em certas épocas do ano. No inverno, com menor incidência de luz solar, hormônios como cortisol e melatonina sofrem um desequilíbrio que pode afetar o nosso humor.
A primeira vez que ouvi falar sobe isso foi no intercâmbio do Quebec. Não foi com esse nome, mas era isso, era a depressão que alguns dos alunos sentiam porque no inverno no Quebec os dias eram bem mais curtos.
Uns anos depois comecei a me sentir meio estranha nessa época do ano também, mas achei que estava ligado ao cansaço, de dormir mal, trabalhar muito, stress, etc.
Mas esse ano a coisa tá pegando. Claro que teve outras coisas, mas que só exacerbaram esse desequilíbrio. O frio anda bem intenso e eu já não durmo como dormia antigamente. Outro dia fiquei com vontade de chorar vendo um clipe da Sandy. E isso é o suficiente para reconhecer que a depressão tá batendo mais intensamente esse ano.
Ok, não é um caso grave, é algo passageiro e eu tenho plena consciência disso, mas isso não quer dizer que é mais fácil lidar com essa sensação. Pra minha sorte, porém, tenho amigos incríveis que tem ajudado pacas <3
Marcadores: inverno, pessoal