home | sotmb | vy.com.br


segunda-feira, 24 de abril de 2017 at 10:30
0 comments
prevenir suicídio é prevenir as suas causas

Desde a estréia de "13 reasons why", muito tem se falado sobre o suicídio e sobre como evita-lo, mas será que só eu acho que a gente não tem que tratar um sintoma, mas sim a causa de um problema?

Longe de mim achar que suicídio é uma boa resolução para um problema, você não resolve nada fugindo dele, mas mais do que evitar que alguém se mate, a gente tem que evitar que a pessoa chegue a ter vontade de fazer isso.

"13 reasons why" é a história do suicídio da Hannah, mas não é sobre ela fazê-lo, e sim sobre como a vida dela era cheia de problemas que ela acabou não aguentando. E por que ela tinha tanto problema? Que problemas um adolescente pode ter pra achar que o suicídio é o melhor caminho?

Não é diminuindo a dor do outro que a gente vai evitar nada, é tentando entender como isso afeta a vida de cada um que a gente começa a tentar resolver os problemas.

Já li que os adolescentes não são desenvolvidos emocionalmente o suficiente para lidar com muitas das coisas que acontecem ao seu redor, e isso não é culpa de ninguém, é o curso da natureza. Assim como a gente não nasce sabendo andar e falar, a gente desenvolve as emoções e como processamos isso ao longo da vida. Até fiquei pensando sobre isso, tentando lembrar como era a minha adolescência e voltei até o tempo em que comecei a pensar mais no tema da morte e do suicídio. Depois de 2 décadas eu sei que eu nunca tive problemas tão grandes que justificassem uma saída tão drástica, mas até eu que tive uma vida relativamente fácil já flertei com a ideia (quem me conhece sabe que eu imagino muita coisa na vida, e eu tenho o "plano perfeito" pra certas ocasiões). Eu já senti na vida que as coisas que estavam acontecendo eram muito "overwhelming" pra mim e que eu queria simplesmente não existir porque era demais lidar com aquelas coisas naquela hora. E não adianta a gente dizer que vai melhorar. Vai sim, mas na hora não é assim que a gente se sente.

No caso do seriado, acho que temos que ver que mais do que culpar um único indivíduo, temos que entender o efeito cumulativo das experiências na vida das pessoas. Uma única coisa que fazemos pro outro, boa ou ruim, pode ser a gota d'água que transborda o copo cheio, que já é um copo cheio de outras gotas que vem de outros lugares, de outras pessoas. A gente nunca sabe as batalhas que o outro está enfrentando, então além de não julgar, a gente tem que ter mais compaixão e pensar em não descontar o nosso lado ruim nos outros.

Pra mim "13 reasons why" alerta sobre os perigos de uma sociedade que não perdoa, que não ajuda e que ataca principalmente mulheres. Mostra como as pessoas podem ser ruins de graça (Courtney), que abusam das outras porque acham que podem (Bryce), que usam dos outros pra saírem por cima da carne seca (Justin e Alex) ou que não entendem limites (Tyler), além de tantos outros tipos de abusos físicos e principalmente, psicológicos.

Mais do que prevenir suicídios, a gente tem que prevenir suas causas. Temos que admitir nossas fraquezas e começar a trabalhar pra sermos pessoas melhores, para criarmos uma sociedade melhor pra nós mesmos.



It's #beda time!!! Blog Every Day in April é uma proposta de blogagem pra agitar a blogosfera, onde a gente se propõe a tentar publicar pelo menos um post por dia o mês de abril inteiro. Se quiser saber mais, se juntar a galera ou só descobrir um monte de blog legal novo, clica no banner acima ;)

Marcadores: , , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour