home | sotmb | vy.com.br


terça-feira, 14 de abril de 2020 at 02:30
0 comments
#bedadaquarentena: torneio dos 4 continentes (4CC) e mundial

Como prometido, venho aqui contar mais do resto da temporada de patinação artística no gelo. Assim como muitos outros esportes, a temporada da patinação também foi encurtada, infelizmente =( Mas antes disso, deu tempo do torneio dos 4 continentes (Américas, África, Ásia e Oceania) acontecer em Seul, pra nos dar um último gostinho (que a gente não sabia ainda que seria o último) de competição equilibrada.

Para os americanos, é um torneio que acontece muito próximo dos nacionais deles, então não é todo mundo que compete. E para muitos outros, também é considerado muito próximo do mundial (que ocorre 1 mês depois) e muitos atletas escolhem não competir para se poupar, principalmente quando o local é muito longe (o 4CC foi na Coréia do Sul e o mundial seria em Montreal, no Canadá). Então não tivemos nem Nathan Chen nem Shoma Uno (embora Shominha tenha competido num challenger 1 ou 2 semanas depois na Holanda e eu não entendi???), mas tivemos Yuzuru, depois de algumas temporadas que ele não pode competir por causa de machucados.

Embora alguns grandes nomes não participem, muitos outross atletas enxergam essa competição como oportunidade de conseguir indice para o mundial, ou pelo menos uma chance para participar de um evento (quase) global. Então a gente pode ver gente de países menores e alguns atletas que estão subindo das categorias juniores.

Na América Latina, temos Donovan Carrillo, um cotoco de gente que eu gostaria que pudesse treinar com os grandes para se desenvolver, eu acho que ele tem muito potencal de conseguir vaga no grand prix e até para as olimpíadas (a próxima de inverno é em Beijing)!



Como comentei lá atrás, o Canadá ainda tinha que definir quem seria o representante para a única vaga a que eles teriam direito na competição de individual masculino no mundial de março. Respeitando o indíce mínimo e a idade, todos os países tem direito de enviar um atleta para o mundial. E de acordo com a classificação dos atletas, os países podem conseguir mais lugares, até 3. É o mesmo método adotado para as vagas nas olimpíadas. O Canadá já teve suas 2 ou 3 vagas, porém, no mundial de 2019, Keegan Messing e Nam Nguyen, não foram bem e não conseguiram manter as 2 vagas para o Canadá. O nacional canadense foi empolgante muito porque se achava que o campeão teria o direito de ir para essa vaga. Mas a federação resolveu que decidiria isso com os resultados do 4CC, o que tornou uma competição entre os integrantes do mesmo time.

Keegan repetiu a performance do nacional. Lindo curto com "Perfect" do Ed Sheeran, mas não segurou no livre com "November Rain". Nam esteve mais inspirado, não foi perfeito, mas conseguiu boa classificação. E Roman... Ah, meu Ronsky, porque fas isso com meu coração??? Rominho foi tão mal no curto!!! Achei ruim já que ele se apresenteu num grupo mais no começo, o que costuma significar notas menores (a medida que a competiçãao avança, as notas sobem, não só porque em geral as apresentações obedecem o ranking da temporada, mas porque os próprios juizes tem um "preconceito" de dar notas altas logo no início e não "sobrar" nota boa para o final em que os grandes nomes se encontram também), mas não foi um dia bom pra ele. O curto dele começa com o melhor salto dele, um Salchow quádruplo, mas ele conseguiu errar logo esse salto! E é um elemento que tem uma base de valor alta, então foi uma pena. Ele mesmo não acreditou no que fez! E depois não conseguiu se recuperar no livre. Eu queria MÓ-RRER assistindo T.T Eu queria muito vê-lo no mundial!

Pelo menos Nam nos proporcionou momentos como esse ao esperar os resultados!

Como o campeonato foi na Coréia do Sul, esperava-se uma boa atuação dos atletas locais. Junhwan Cha treina com Yuzu e é um bom competidor, não fez feio e até esteve esperando no Green Room pelos resultados!


Junhwan é muito simpático, muito fofo, e um ídolo na sua terra natal! Também fala um inglês impecável!



O pódio foi acirrado... Para saber quem ficaria com a prata e o bronze, né? Hahaha! Mas foi bem disputado mesmo. Jin Boyang veio bem do curto, mas foi atropelado pelo Yuma Kagiyama no livre. Mais um japonês pra manter a tradição do país!



Enquanto isso, Jason Brown ficou ali bem concentrado no trabalho dele. Ele tinha que manter os programas limpos, sem erros, para garantir o pódio. Como Jason não tem saltos quadruplos (ainda), seus programas tem uma base de valor menor que a dos outros, então ele tem que apresentar elementos bem feitos para conseguir pontos extras. Os componentes (pcs ou o que o pessoal geramente chama de componente artístico) dele geralmente são altos porque ele consegue apresentar coreografias coesas e transmitir a emoção do programa. E ele conseguiu seu objetivo, marcando mais pontos nos pcs do que o próprio Yuzu!



E claro, a grande estrela do campeonato, Yuzuru Hanyu! Por algum motivo ele nunca tinha conseguido ganhar o ouro nessa competição, e das grandes (contando inclusive as olimpíadas!) era a única que lhe faltava! Fora que em várias temporadas ele teve que deixar de competir por contusões, então quando ele conseguiu passar a temporada sem machucados, ele pediu para a federação japonesa inclui-lo no time que iria para Seul.

Como se já não bastasse a ansiedade de vê-lo ganhar esse ouro que lhe faltava, uns dias antes dos treinos começarem em Seul saiu no site da organização que ele mudaria seus programas para essa competição! Meu deus, como assim??? Como que se troca de programa no meio da competição? Como ele teria tido tempo, mesmo que mais de 1 mês, de treinar novos programas? Na verdade não eram inteiramente novos, porque ele voltou com os programas das olimpíadas, mas ainda assim, ele teria que incorporar alguns elementos diferentes e ainda adaptar o livre para se encaixar nos novos requisitos (menos tempo, executar salto mais complexos)!

Mas ele é o maior patinador de todos os tempos, uma lenda viva, blah blah blah. Claro que ele podia, claro que ele não só mudou os programas no meio da temporada, como aproveitou pra quebrar o recorde mundial do curto. Tá bom ou quer mais?



Inclusive, além de voltar com os programas antigos, atualizados, mais potentes, ele também vltou com roupas ligeiramente modificadas. A blusa do curto era ligeiramente mais esverdeada, e a do livre, ao invés de detalhes roxos, mudou para detalhes bem verdes!



Eu sou suspeita pra falar porque eu sou muito fã das apresentações do Yuzu, mas foram algumas das apresentações mais emocionantes da temporada. Ele terminou o ano bem decepcionado com o que estava fazendo no nacional japonês, e dizia que queria voltar ao "seu" skate. Os programas que ele trouxe depois das olimpiadas eram tributos a Johnny Weir e Evgeni Plushenko, então não era a visão dele, e sim dos seus ídolos, e ele nunca achou que conseguiu fazer jus aos programas. Voltando aos programas das olimpiadas, ele voltou a sua zona de conforto, mas de forma competitiva, provando que a sua visão vale muito ainda!

Os fãs especularam o que ele traria para a gala na Coreia do Sul, já que ele passou a temporada apresentado diferentes programas passados. Antes das mudanças de programas competitivos, muito se perguntavam se ele repetiria Seimei (que ele apresentou como gala no nacional japonês), já que estava de volta onde ele conseguiu ganhar seu segundou ouro olímpico, mas tudo foi pros ares quando ele resolveu mudar, então podia ser qualquer coisa! Ficamos bastante felizes que ele trouxe Hope & Legacy de volta, que é um programa lindo da era entre olimpiadas!



No feminino, Rika fez uma apresentação impecável! Sou muito fã, acho que ela une habilidades técnicas incríveis com uma leveza artística linda!



Sua parceira de treino e outra estrela local, You Young, também não fez feio! Claro que ela vem na sombra gigante da Yuna Kim, mas as apresentações dela tem se desenvolvido muito bem!



Infelizmente o mundial que aconteceria no meio de maio em Montreal foi cancelado por causa do covid-19 (muita gente achou super perigoso o 4CC acontecer na Coréia, mesmo em fevereiro, porque estava muito próximo da China, o país já estava em alerta, a platéia toda estava de máscara, muitos lugares vazios porque os torcedores chineses não ppodiam comparecer, etc), com o governo de Quebec proibindo eventos de larga escala (o que fez coom que a ISU não tivesse que ela declarar o cancelamento, e sim seguir as normas do país anfitrião só) um final de semana antes do evento. Foi de partir o coração, porque esperamos muito, e seria um final de temporada emocionante, em que veriamos o quão próximo da pontuação do Nathan o Yuzu conseguiria chegar, se Nathan seguraria a barra de ser o favorito absoluto, como Shoma se apresentaria num evento tão grande depois de uma temporada de altos e baixos, se Jason conseguiria continuar pontuando bem, se Nam Nguyen conseguiria reaver as 2 vagas para o Canadá em frente a sua platéia, se Aliev repetiria a boa atuação do europeu, se Aymoz se recuperaria, se o Triplo A manteria a consistência do GP e do europeu, se Rika conseguiria quebrar a barreira das Russas, se Papadakis e Cizeron se recuperariam do eurpeu (o livre deles é maravilhoso, assistam eles fazerem milagre da palavra falada!), se Sui e Han manteriam sua hegemonia da temporada...

beda 2020

Marcadores: , , , , , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour