#bedadaquarentena: apresentações na patinação artística para se apaixonar
Na patinação artística no gelo a gente chama de "programa" as apresentações que os atletas fazem em competições e galas. Cada dupla ou atleta individual troca seus programas toda temporada. Geralmente. Alguns repetem programas em 2 ou mais temporadas, alguns trazem apresentações passadas para temporadas específicas (tipo olimpíadas ou temporada de aposentadoria). Alguns programas se tornam lendários porque conseguem cativar o público ou representam tão bem os atletas. Aqui é minha humilde lista de quem acabou de começar a acompanhar o esporte:
1. Moulin Rouge - Scott Moir e Tessa Virtue (Olimpíadas de 2018)
Essa apresentação em particular é incrível porque é impecável e eles fazem esse elemento da Tessa nos ombros do Scott, que eles fizeram poucas vezes antes. É como se a gente assistisse a química do filme, no gelo. Eles nem podem nos culpar por shippa-los fortemente!
2.Seimei - Yuzuru Hanyu (Olimpíadas de 2018)
Já que a gente tá falando das últimas olimpíadas, vamos falar do momento histórico quando Yuzu se torna somente o segundo atleta a conseguir 2 medalhas de ouro consecutivas nas olimpíadas (em patinação artística - individual masculino). Não é o programa mais limpo (ele erra 2 saltos), mas esse programa em si é icônico, é a essência do Yuzu, guerreiro, que não desiste, mesmo tendo sofrido um machucado grave no tornozelo que o impediu de treinar por 3 meses antes das olimpíadas, fazendo com que só pudesse voltar a treinar poucas semanas antes dos jogos começarem e ainda assim ser o melhor. No fim da apresentação ele grita de extase, segurando o tornozelo, que não estava 100% (ele competiu na base de fortes analgésicos).
3. Question of You - Kevin Aymoz (Final do Grand Prix 2019) Kevin foi o chaveirinho da temporada passada. Ficou com a última vaga da final (são só 6 atletas), de longe não era o favorito, mas fez os programas da vida nessa competição! Foi o primeiro homem a se apresentar - e de cara erram a sua música! É para desconcentrar qualquer um, mas ele tira de letra!
4. Mas que nada - Mae Berenice Meite (2019 - 2020) Mais França, agora com um programa bem brasileiro! Acho Mae Berenice injustiçada, porque seus programas são lindos, cheios de força, muito criativos, suas roupas são maravilhosas e ela tem muito carisma!
5. Sailor Moon - Evgenia Medvedeva (Gala) Não é um programa de competição, é um programa de gala - um evento que ocorre no fim das competições, com programas mais "artísticos" (não tem obrigação de nenhum elemento, pode fazer o que quiser). Pra mim Evgenia foi roubada nas olimpíadas, ela é uma das mulheres mais expressivas da patinação, com coreografias lindas e cheias de emoção. Nessa gala ela se mostra mais divertida. E a bicha ainda decorou as partes faladas EM JAPONÊS! Divirtam-se!
6. The battle of the swams - Kaitlin Hawayek & Jean Luc Baker (2019) Outra gala, uma bem engraçadinha. Todo ano tem pelo menos 1 dupla que faz uma gala assim, essa temporada tinha essa dupla da dança gozando dos milhares cisnes que toda temporada traz. E pra quem é da "minha época", essa roupa ainda remete a Bjork no Oscar nos anos 1990!
7. Aerobics class - Javier Fernandez Javi foi um dos melhores patinadores da época dele, medalhista olimpico e a razão para Yuzuru se mudar para o Canadá para treinar. Muito carismático, simpático, suas galas sempre eram divertidas, e a aula de aeróbica é um clássico!
8. Spirit (Beyonce - O Rei Leão) - Rika Kihira (Gala 2019) Esse programa não é lendário ou icônico, mas eu adoro essa apresentação da Rika. Num esporte que está dominado pelas russas, a Rika é uma forte competidora, jovem, atingindo todo o potencial que uma patinadora deveria alcançar, com graça e leveza. Eu acho esse programa a cara dela. Sabe quando uma coisa combina? Pra mim é esse programa da Rika, acho a cara dela <3
9. Dancing on my own - Shoma Uno (2019) Essa última temporada foi bem difícil pro Shoma. No fim da temporada 2018-2019 ele decidiu parar de treinar com as treinadoras com quem ele treinou a vida inteira, e acabou sem treinadores até quase o fim do ano. Com isso, seus resultados foram muito inconcistentes. No seu primeiro GP ele não acertou quase nenhum salto, o que o deixou longe do pódio e numa posição muito difícil de se classificar para a final. No fim do programa livre ele apareceu chorando ao esperar as notas, foi de cortar o coração! Mas depois daquilo ele resolveu buscar ajuda, começou a treinar informalmente na Suiça com Stephane Lambiel e aos poucos vimos os resultados aparecerem. Um mês depois, no nacional japonês, ele conseguiu vencer em cima de Yuzu, e durant as competições a gente podia ver a alegria voltando no rosto dele <3 Shoma e Stephane são uma dupla incrível! Infelizmente não tem o vídeo do nacional no YouTube, então a gente fica com essa apresentação na Holanda.
Ah, eu conheci essa música por causa desse programa, e pelo o que eu entendo, Shoma resolveu usar a versão do X Factor, que é super emotiva. Acho que o tema super combinou com asituação dessa temporada. Gosto quando ele escolhe músicas fortes (o curto dele também era bem carregado) porque combina com o estilo dele.
10. History Maker - Yuri!!! on Ice Não é um programa, não é nem live action, mas eu adoro essa música e adoraria que alguém um dia montasse, nem que fosse uma gala, com essa música! Seria incrível, né?
And Imma cheat because I can e pôr esse outro videozinho de fã aqui porque tem tudo a ver <3
Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação.
Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.