home | sotmb | vy.com.br


quarta-feira, 4 de março de 2015 at 10:30
0 comments
set, ready, go!

Então, né, tenho que começar a dieta. E pra coisa andar bem, é bom fazer um diário. A partir do momento que você para pra ver escrito aqilo que anda consumindo, passa a ter mais consciência da sua própria alimentação.

Como eu já tinha mencionado, resolvi fazer a dieta Dukan, a famosa dieta das proteínas. Eu não sou lá muito afeita a dietas radicais, mas conforme o diagnóstico dos meus exames, eu não posso mesmo abusar decarboidratos. Não é só uma questão de perda de peso, é uma questão de saúde do meu fígado.

Resolvi me aprofundar no assunto, já que teria que conviver com isso, e resolvi comprar o livre "60 dias comigo - Objetivo: - 10kg", do próprio Dr Dukan. Ele é tipo um livro de auto ajuda da dieta: ee explica como a dieta vai funcionar e, dia a dia, te acompanha com textos motivacionais e cardápios.
Uma das coisas que acho difícil de fazer é criar cardápios. Me sinto meio perdida porque nunca tive que pensar assim. Comendo fora, cada dia é uma surpresa. Mas como agora sou "a toa", tenho que me preocupar com o que vou comer cada dia. Isso me atrapalhou bastante na dieta que deveria ter seguido mês passado, mas foi uma lição.

O livro não só te dá um cardápio, mas dá a receita para várias coisas diferentes. E é como um guia. Sério, quando se trata de comida, as vezes eu fico meio perdida com tanta opção!

A verdade é que eu adoro comer e essa dieta vai ser uma grande provação. Mas no momento meu corpo tá pedindo, então tô indo com fé!

A dieta consiste de 4 fases, e no livro ele passa por 2: o ataque, que é a semana das proteínas, e o cruzeiro, que é a consolidação da dieta, intercalando dias de só proteina, com dias com legumas e erduras também. Pra mim foi bom ler o livro para entender isso: que a dieta não era puramente restritiva. Ainda assim, arroz, batata, mandioca, pães e esses carboidratos v1d4 l0k4 não são permitidos.

Existe um cálcuo para saber quanto tempo a primeira fase vai durar, baseado em quanto peso cada um quer perder. Graças a Deus, apesar de querer perder muito peso, a primeira fase para mim vai durar só 4 dias. 4 dias onde o único carboidrato que posso comer é farelo de aveia. Prontamente utlizado em uma panqueca/pão para comer com queijos ou presunto magro.

Bom, mas e ai? Eu já comecei, né, e vou relatar aqui o processo.

Dia 0 - as compras

Confesso que não estou seguindo rigidamente o cardápio do livro, mas peguei as receitas que mais me apeteceram e montei um cardápio pra mim. Com isso, fui as compras.

Vou ter que começar a prestar mais atenção não só no que eu compro, mas onde compro e nos valores. Nunca precisei comprar muita comida de uma vez só, então quando ia no super, comprava a marca que parecia mais legal, a marca "lá de casa", sem critério algum. E bem, compra de comida pesa no bolso também.

Também comprei uma balança, pra saber o meu peso.

Dia 1 - dolorido começo

Como falei antes, posso comer 1 projeto de "pão", a panqueca de farelo de aveia dukan. É a primeira receita do livro. A porção dá para 4 pessoas, ou no meu caso, 4 dias. Ideal!

Só não é ideal a receita levar claras em neve e eu não ter uma batedeira em casa. Notem, eu alugo um quarto na casa de uma senhora, que coznha tanto quanto eu, ou seja, nada. Ainda tive sorte de ter uma "pá" pra bater clara em neve. No braço. Já tô pensando na aquisição de um mixer. Aquisição = procurar na casa da minha mãe um que esteja sobrando.

No começo não botei fé na mistura, mas com as claras, a coisa ficou com consistência de massa de panqueca. A primeira ficou meio queimadinha, mas as outrasficaram com uma cara melhor.

O gosto não é sensacional, mas é bem comível. Chao de pão, porque ela fica gordinha e pode ser comida como tal. Dobrei, coloquei queijo e presunto e vambora!

Não tomei nada quente, mas tá muito quente pra tomar coisas quentes! E eu também não lembrei. Quem sabe rola um chá quente no dia seguinte?

Fui pra aula de pilates e a bateção da clara realmente rendeu. Meu braço ficou dolorido e eu nem fiz exercício de braço!

Na volta comprei cebolinha e salsinha picados, que não tinha achado antes, e fiz um molho com azeite e limão. Pra comer com frango. Até queria fazer algo mais elaborado, mas rolou preguiça. Quem sabe outro dia? Mas o frango ficou bem gostosinho. E rendeu. Virou jantar também, hihihi...

Nas refeições, posso tomar suco de limão. Com adoçante. Adoçante my ass! Já não posso tomar suco de laranja! Suquinho de limão com açucar sim. Só um pouquinho, hihihi...

Durante o dia vou tomando meu chá mate sagrado e muita água. Não sei porque, mas deu muita sede o.O. Desse jeito as garrafas de água mineral não darão conta =(

Já peguei mais receitas online de coisas fáceis de fazer, vamos ver se amanhã rola algo menos preguiçoso, né?

Se que com a restrição a saladas, passei o dia ega pensando em um pepino com sal e limão T.T

Marcadores: , , , ,

that would be me. bye!

about the girl

Pode me chamar de Vy. Balzaquiana com cara de universitária. Turismóloga de formação. Rodinha não só nos pés, mas no coração também. Introvertida. Blogueira old school.

good reads

@ nati n.
@ nicas
@ lari
@ fernanda n.
@ paula b.
@ maria t.
@ gesiane
@ thais h.
@ aline a.
@ chat-feminino
@ viviane
@ lorraine

the past



extras

splash! of colour