Quem me conhece sabe que nos últimos anos fui apresentada ao maravilhoso mundo dos lamens, e pra minha felicidade São Paulo tem ganho muitos restaurantes especializados no prato.
Pra quem não sabe, lamen é o pai do miojo: enquanto o miojo é uma versão fast food piorada, o lamen é um prato saboroso e nutritivo <3. Tem um macarrão gostoso, num caldo de frango, shoyu, sal, missô ou otros ingredientes, com carne, moyashi, cebolinha, nori, menma e as vezes até milho e manteiga!
Tenho 2 amigas que são fãs comigo e a gente sempre tá indo num restaurante diferente pra comparar. Então combinamos de ir no Hirá, na Vila Madalena, dia desses, porque abriu enquanto eu não estava aqui e els já conheciam. Nos encontramos, mas no meio do caminho... Tinha o Tan Tan. Literalmente no meio do caminho! Como nenhuma de nós três conheciamos ainda, resolvemos entrar pra ver qual é que era.
O lugar em si é bem bonitinho, com bastante mdeira clara, meio industrial, mas bem pequeno. Demos sorte de chegar cedo e não ter fila, mas lá pelas 20h o lugar fica lotado!
O Tan Tan, diferente do Kazu, por exemplo, não é focado só em Lamen e tem outros pratos também. De lamen mesmo eles têm 3 opções, sendo 1 vegetariana.
Pelo que andei pesquisando, o cardápio sofreu uma boa alteração (ou então é algo sazonal?) e não tinha a opção básica de shoyu lamen. Pedi uma que eu não sei o nome direito, haha, mas que me pareceu a opção mais básica. O caldo não era de shoyu, era clarinho.
O prato não demora pra chegar na mesa. A tigela que eles usam é bem mais alta que o comum, mas a base é menor, o que dá a impressão de que vem menos. Mas eu sai meio rolando de lá!
A apresentação é bonita, mas notei que vem bem menos ingredientes do que nos restaurantes da Liba. Não tem cebolinha e eu tive que pedir o moyashi a parte. Mas vem MUITO macarrão. A carne achei bem gordurosa (não sei se era o meu pedaço, mas era só gordura!) e os pedaços de menma são SUPER salgados.
Mas não é um lamen ruim. Não é meu favorito, mas na mesma rua já comi no Miya e achei o Tan Tan MUITO melhor. É uma opção válida, numa boa localização.
Minhas amigas ainda pediram a sobremesa (única opção) de limão e eu achei muito forte, mas não é ruim, é até divertida.
Agora quero ir no Hirá pra ver se a Vila Madá dá um bom caldo, hehe.
Marcadores: #gordasafada, japonês, lamen, tan tan noodle bar