Lá em 2010 mais ou menos, quando o #gordasafada começou, a gente não tinha muitas opções de lámen em São Paulo. A medida em que crescemos, houve um boom de consciência sobre restaurantes de comidas quentes japonesas e cada vez mais um interesse crescente por lámens. Nos últimos 4 anos, mais ou menos, a gente tem visto a abertura de iúmeros estabelecimentos que se especializam nesse prato, de origem chinesa, que foi tão bem adotado e adaptado pelos japoneses.
Pois no começo do ano um amigo me contou que ia abrir esse novo lamen, diretamente do Japão! O que difere este de outros tantos é que a especialidade da casa é o tonkotsu, ou hakata lamen, um caldo com base de porco, mais enconrpado que os demais lámens, típicos do sul do Japão.
Eu já tinha comido esse tipo de lamen em Amsterdã, e é de esquentar o coração <3 Contando com esse tempo bem maluco de verão, com um dia bem estranho lá fora, combinou bem. Além da opção "normal", tem a opção "God fire", com pimenta. Dá pra escolher o nível de pimenta. A amiga do meu amigo que disse que curte apimentado pediu nível 3 (de 4) e disse que é bem forte, mas ainda dá pra sentir o sabor dos demais ingredientes.
Além de escolher o caldo, dá pra pedir extras (ovo, mais carne) e o ponto do macarrão (mole, normal, duro, mais duro).
Gostamos muito do lugar e saímos super satisfeitos. Nós 3 já estivemos no Japão, então dá pra dizer que esse lamen é bem fiel mesmo. É do lado do Kazu, tem uma entrada de madeira. O salão tem 2 andares, um com balcão e outro com mesas, mas não é muito grande, então é bom chegar cedo, porque tem fila sim.
Endereço: R. Thomaz Gonzaga, 45 - Loja E - Liberdade
Marcadores: #gordasafada, hakata lamen, ikkousha, japonês, lamen, tonkotsu